Sabia que comprar imóveis da banca pode traduzir-se em excelentes negócios? Principalmente, se estiver à procura de oportunidades para fazer investimentos seguros e potencialmente mais lucrativos no mercado imobiliário em Portugal.
Neste artigo, esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema.
O que são imóveis da banca?
Os imóveis da banca são casas que foram penhoradas pelos bancos aos seus clientes devedores pelo incumprimento das obrigações de crédito. Ou seja, são casas que foram hipotecadas, – tendo sido oferecidas como garantia para a concessão de um empréstimo, – e que foram retomadas pelo banco credor com o intuito de saldar a dívida quando o cliente deixou de pagar o empréstimo sem chegar a acordo prévio com o banco.
Uma vez que os bancos não têm interesse em angariar imóveis, mas, sim, em proteger os seus rendimentos, evitando ao máximo o prejuízo, as casas retomadas são, muitas vezes, vendidas com a maior celeridade possível. Podendo ser colocadas no mercado a valores inferiores aos estabelecidos na generalidade da oferta imobiliária. No entanto, deve ter em atenção que isso dependerá sempre do contexto do mercado, bem como de vários outros fatores. Não sendo possível garantir que os imóveis da banca são sempre menos dispendiosos do que a restante oferta imobiliária.
Quais as vantagens de comprar imóveis da banca?
Além da possibilidade de encontrar imóveis da banca à venda a preços mais aliciantes, dependendo do contexto, existem ainda algumas vantagens associadas à compra destes imóveis:
Financiamento de até 100%
Embora o Banco de Portugal tenha estabelecido, em 2018, que no crédito à habitação os bancos apenas podem financiar até 90% do valor das casas, esta medida não se aplica aos imóveis da banca. Nestes casos, os bancos continuam a poder financiar até 100% do valor dos imóveis. Aliviando o esforço financeiro inicial dos compradores.
Processo centralizado, com menos comissões
O facto do proprietário do imóvel e da agência de crédito serem a mesma entidade torna o processo de compra mais centralizado. Isto traz vantagens, por exemplo, ao nível da aprovação do crédito. Que pode tornar-se mais célere uma vez que o valor estabelecido para o imóvel já foi validado pela entidade bancária. Isto significa que também não terá de pagar ao banco o valor da comissão da avaliação do imóvel.
Maior escrutínio, sem surpresas
Dada à dimensão e ao peso social das instituições bancárias, os bancos acarretam várias obrigações legais. E os seus movimentos suscitam cada vez mais um enorme escrutínio e avaliação por parte das agências do Estado. Nesse sentido, é de esperar que o processo de compra de imóveis da banca decorra dentro de todos os parâmetros legais. Sendo do interesse da entidade proteger-se de quaisquer irregularidades, o que pode trazer também mais segurança aos compradores.
Como encontrar imóveis da banca à venda?
Pesquisar imóveis da banca não é um processo muito diferente de pesquisar a oferta imobiliária generalizada. Isto significa que pode encontrar imóveis da banca na grande generalidade dos sites dedicados ao imobiliário e através das principais agências mediadoras.
Mas se quer investir neste tipo de casas, o ideal é alargar as suas pesquisas também aos sites dos próprios bancos.
Atualmente, praticamente todos os bancos que detêm imóveis penhorados têm os seus próprios sites e áreas dedicadas ao imobiliário. É o exemplo do Santander, da Caixa Geral de Depósitos ou do Millenium BCP.
Só é possível comprar imóveis penhorados pela banca?
Não. O Fisco pode também penhorar bens para saldar dividas de contribuintes com irregularidades fiscais. Colocando-os à venda em sistema de leilão.
Os imóveis penhorados disponíveis podem ser consultados através da Autoridade Tributária, no Portal das Finanças.
Também nestas situações existe a possibilidade de encontrar casas a valores bastante inferiores à restante oferta imobiliária. Mas é necessário fazer um acompanhamento diário dos leilões em curso e não ter um prazo de validade para comprar um imóvel com as características que procura, uma vez que a oferta por esta via é extremamente volátil.
Pare, escute e olhe.
Seja qual for o contexto do imóvel que pretende adquirir, nunca baixe a sua guarda durante o processo de compra de casa. Todos os procedimentos estão sempre sujeitos ao erro humano e requerem toda a sua atenção.
Avalie bem as condições das casas, informe-se sobre o seu licenciamento, reveja toda a documentação associada e aconselhe-se sempre com terceiros em caso de dúvida.
Mesmo que esteja a pensar em comprar imóveis da banca, não se precipite por estar a lidar com entidades de grande credibilidade: pare, escute e olhe, antes de atravessar qualquer linha no mercado imobiliário.