Tomou a decisão de comprar casa e depois de alguma pesquisa chegou à conclusão que não tem o dinheiro que precisa para dar de entrada para uma nova casa? Respondemos-lhe então com a seguinte pergunta: já ouviu falar dos imóveis da Banca?
Uma alternativa na procura de casa
Estes imóveis podem, de facto, ser uma excelente alternativa para quem está à procura de um imóvel, mas não dispõe de todo o dinheiro necessário para dar de entrada para a casa.
Lembre-se, embora possa existir a possibilidade de financiamento até 100%, saiba que estas oportunidades são cada vez mais raras e, mesmo quando surgem, precisará de capitais próprios para despesas e encargos adicionais. Além disso, poderá ser necessário algum capital de entrada para conseguir ficar com o negócio.
Contudo, saiba que podem existir vantagens como as condições de compra exclusivas e competitivas face ao que está a ser praticado no restante mercado, no que diz respeito aos próprios preços das casas, às isenções de comissões e às taxas de juro mais baixas. Isto tudo porque os bancos não pretendem ficar com esses imóveis, mas sim recuperar o capital.
Sabe onde pesquisar estes imóveis da Banca? Vamos de seguida analisar dois dos sites imobiliários mais conhecidos em Portugal que se apresentam como boas referências para encontrar este tipo de imóveis.
BPI Expresso Imobiliário
Comecemos pelo portal de imóveis do BPI, o BPI Expresso Imobiliário onde poderá procurar casas, moradias e apartamentos para aquisição e arrendamento e é uma verdadeira montra para a oferta existente em carteira no Banco e não só. Este portal dispõe ainda de uma área para o cliente particular anunciar o seu imóvel para arrendamento. As ferramentas para a procura são intuitivas permitindo fazer pesquisas por localização, preço, estado e tipologia de imóvel, indo assim ao encontro das suas necessidades.
Caixa Imobiliário
Já a Caixa Imobiliário é o portal de imóveis da Caixa Geral de Depósitos e é lá que se encontra retratada a diversidade de oferta disponível para compra. Mas este portal não inclui apenas as casas para venda (novas ou já habitadas) mas também outro tipo de espaços para investimento imobiliário, como é o caso de armazéns, lojas, propriedades em construção, entre outros. Também disponível para consulta estão as melhores promoções e oportunidades para aquisição e, ainda a possibilidade de analisar as condições de financiamento que o Grupo Caixa oferece para a aquisição dos imóveis, bem como fazer simulações do contrato de crédito à habitação.
Falando ainda muito rapidamente sobre o processo de compra, não se preocupe que o mesmo é semelhante à compra de qualquer outro imóvel. Existem um conjunto de questões que deverá analisar quando procura a sua casa ideal como é o caso de conhecer a vizinhança, avaliar as condições em que o imóvel se encontra, sem esquecer a análise das condições do contrato de crédito à habitação, garantindo que poderá ter acesso ao financiamento desejado, para que possa compreender se esta é mesmo a opção mais benéfica e quanto terá que pagar de prestação mensal ao Banco.
Tome ainda nota… Para além destes dois portais que acabámos de falar, existem ainda muitos outros sites das redes de mediadores imobiliários, parceiros dos bancos, onde poderá consultar este tipo de imóveis. Mais, a maioria das Instituições Financeiras tem também um site dedicado ao imobiliário onde é espelha esta sua oferta ou então aposta na divulgação da mesma nos seus balcões. Ainda assim passe pelo artigo “onde estão as melhores ofertas“.
Pronto para iniciar as pesquisas?
Há ainda muita desinformação sobre este tema e por isso esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se de facto existem condições de compra mais atrativas neste tipo de imóveis – seja para quem procura uma casa, quer abrir um negócio ou até mesmo investir – não se retraia na pesquisa.
No entanto, não se esqueça do seguinte: apesar das condições destes imóveis poderem ser, mais vantajosas do que outros, cada banco pratica as suas próprias oportunidades pelo que, qualquer que seja a pesquisa que possa fazer por estes portais, sugerimos sempre que procure esclarecer-se junto da respetiva Instituição Financeira para lhe responder a eventuais questões que possa surgir. E lembre-se, nem todos os imóveis da Banca podem ser financiados até 100%.