“Quando decidi começar a investir em imobiliário achava impossível fazê-lo a 100km de casa e hoje já é possível”
Se é um aficionado por todos os temas relacionados com imobiliário, já é um investidor atualmente a investir em imobiliário, ou está agora a pensar em comprar a sua primeira casa, provavelmente já deu de caras com a plataforma Valor Imobiliário. Mas, já conheceu o criador do projeto? E sabia que acabou de lançar um guia prático, com todas as informações de que precisa para se lançar no mercado? Ou mesmo para comprar a sua própria casa?
Fique com a história e a jornada do João Gomes, um jovem empreendedor que se lançou ao imobiliário e criou um projeto digital com o objetivo de chegar a todas as pessoas que procuram por informação prática e descomplicada sobre este mercado.
Fala-nos um pouco sobre ti
Sou um entusiasta por aprender, criar e partilhar conhecimento. Adoro mesmo aquilo que faço. Ao ponto de mais parecer um hobby, na verdade. Pelo menos no que toca ao prazer que tiro disto!
Desde miúdo que sempre fui fascinado pelo mundo das “vendas”, no geral. E, à medida que fui crescendo, fui percebendo a importância e o papel do do digital nos negócios. Aos 17 anos aventurei-me a criar uma loja online, vi que conseguia montar algo e que existia potencial e isso abriu-me os olhos para o marketing. E a partir daí decidi que iria formar-me nessa área.
E foste logo estudar? Como foi o teu percurso desde esse momento?
Como sempre valorizei a importância do trabalho, e porque queria provar a mim próprio que conseguia orientar a minha vida, comecei a trabalhar com 18-19 anos num armazém de equipamentos de ar condicionado. Nunca tive qualquer problema em relação a ao trabalho, por isso não me importei nada de começar na base: a arrumar tubagens.
À medida que iam reconhecendo o meu esforço, foi-me dada a possibilidade de fazer outras tarefas. E acabei por ajudar a empresa onde estava a criar o seu primeiro website e redes sociais. O que para mim foi uma grande conquista. Acabei por ficar por lá durante cerca de 3 anos, enquanto terminava a minha licenciatura.
Seguiste a via da formação superior, portanto. Que curso tiraste?
Nunca fui um grande aluno até entrar na faculdade (pelo contrário). Mas a partir daí, pode-se dizer que me tornei num académico. Primeiro, licenciei-me em marketing, publicidade e relações públicas. Depois tirei uma pós-graduação. E, finalmente, ainda concluí um mestrado em marketing digital. E foi aqui que o meu verdadeiro percurso profissional se iniciou.
Como é que foi a tua entrada no meio profissional? Conseguiste logo uma oferta na tua área?
Ainda a terminar a licenciatura candidatei-me a uma vaga de marketing digital numa das maiores agências de meios do país. Felizmente, gostaram de mim, eu também adorei a agência, e fiquei! Foi a minha porta de entrada para o grande mundo do marketing digital, onde aprendi imenso e conheci pessoas simplesmente fantásticas.
Ficaste muito tempo nessa agência?
Fiquei algum, sim. Mas, como esta área é muito dinâmica, fui trocando de empresa e de funções ao longo do tempo. Sempre procurei aprender mais e ter novos desafios. Os meus amigos até brincam um bocadinho comigo porque dizem que eu sou um workaholic. Mas quem corre por gosto não cansa, como se costuma dizer! Acredito que isso faz toda a diferença. E foi este gosto que me permitiu trabalhar mais de 50 marcas nas mais diversas áreas de atuação, como finanças, retalho, imobiliário, saúde, energia, hotelaria, em mais de 10 mercados diferentes ao longo dos anos. E ganhar experiência de forma bastante rápida.
Orgulhas-te do que tens conquistado até agora?
Sem dúvida! Apesar da minha idade, olhar para o que consegui e estou a conseguir construir, a liberdade que consigo ter hoje… “tem sido uma jornada fantástica!”. E estou muito grato por me ter cruzado com tantas pessoas incríveis e que me ensinaram tanto! Sem elas, se calhar as coisas teriam sido um pouco diferentes.
Ambicionei desde cedo ser independente. Ter liberdade! E senti que este era o caminho que tinha de fazer para lá chegar.
Obviamente os teus estudos foram muito importantes. Mas, como é que se alcança, ao certo, essa liberdade? Que outros passos deste para chegar aqui?
Eu não acredito em fórmulas mágicas e cada um deve avaliar o que é que funciona para si e para concretizar os seus sonhos. Mas, no meu caso, houve algumas medidas que fui tomando desde cedo. Por exemplo, fui fazendo alguns pequenos investimentos pelo caminho. E sempre procurei outras formas de rentabilizar o meu dinheiro e aumentar os meus rendimentos mensais.
Como acredito que, muitas vezes, temos de ser nós próprios a criar as nossas oportunidades, comecei com pequenos projetos de freelance. Antes do marketing digital construía catálogos para empresas da área de ar condicionado. E, depois de entrar na área, comecei a gerir campanhas de publicidade digitais e a construir alguns websites para pequenas empresas. Acho que não podemos ter medo de “começar por baixo”. Não podemos é ficar parados. Pelo menos, para mim, acho que acabou por ser a base de tudo isto.
E atualmente? O que é que fazes?
Hoje, para não me estender muito, posso dizer que faço imensa coisa. E estou muito grato por ver o resultado do esforço e dedicação. Além do imobiliário, sou consultor de digital, dou aulas na universidade e tenho trabalhado por conta própria e desenvolvido diversos projetos e negócios digitais. A possibilidade de gerir os meus horários com flexibilidade tem permitido desenvolver os projetos pessoais que sempre quis. E estou confiante e expectante com o que virá daqui no futuro!
Desenvolveste todo um projeto especial à volta do imobiliário: o Valor Imobiliário. Como é que isto surgiu?
A ideia de criar este projeto surgiu pouco depois da primeira remodelação. Simplesmente adorei todo o processo e tive a felicidade de trabalhar um empreiteiro fantástico. Ainda hoje trabalhamos juntos. Fiquei rendido ao imobiliário desde então e senti que tinha acabado de começar uma jornada incrível.
Posteriormente decidi que queria começar genuinamente a investir em imobiliário, apostei em imóveis para arrendamento, uma vez que seria um grande contributo para alcançar a minha liberdade. E assim foi! Contudo, quando quis começar a explorar este novo mundo mais a fundo, percebi que existia imensa informação dispersa e pouca estava adaptada à minha realidade de “iniciante”.
Decidi, então, criar algo de valor que viesse ajudar quem estivesse na mesma situação que eu. E assim nasceu o Valor Imobiliário, onde partilho conteúdo que considero relevante de forma gratuita através das redes sociais e do site.
A minha ambição é tornar esta plataforma cada vez mais especializada. E fazer do Valor Imobiliário uma ferramenta útil para todos. Desde investidores, pessoas que querem comprar uma casa sem intenção de investir, senhorios, inquilinos… Quero que seja um espaço digital que esclareça todo o processo de compra, venda, arrendamento ou investimento em imóveis em Portugal.
E agora lançaste também um Curso de Iniciação…
É verdade. A construção deste Curso de Iniciação veio depois de iniciar esta jornada de investimentos imobiliários. Estudei muito ao longo do processo e, apesar de muitas pesquisas, cursos e de me informar junto de diversas pessoas, sentia que ainda me faltava consolidar os meus conhecimentos. Sentia falta de um “passo-a-passo”, por assim dizer. Pois nem toda a informação sobre o tema está partilhada de forma clara e transparente.
Acabei por pegar em tudo o que aprendi e transformar numa ferramenta que acredito ser única e completa: um Guia Prático com 10 módulos e 2 bónus: aulas em vídeo e templates Excel. E que foi construída não só com base na teoria, mas também com experiência prática para todos aqueles que pretendem investir em imobiliário em Portugal.
Onde podemos adquiri-lo?
O Curso de Iniciação pode ser adquirido no website do Valor Imobiliário, através deste link e, além do Guia Prático vai com 2 ofertas especiais: as ferramentas de rentabilidade e análise de imóveis em Excel e as aulas gravadas em vídeo.
Foi desenvolvido em formato digital, para que quem o adquira possa aceder em qualquer momento, da forma mais cómoda possível e ter sempre consigo uma ferramenta útil para o acompanhar na jornada de investimentos.
O que é que podemos esperar deste Curso de Iniciação?
Uma ferramenta completa, com 10 módulos independentes e mais de 130 páginas de conteúdo altamente estruturado, que procura colmatar todas as dificuldades sentidas quando falamos em investir em imobiliário em Portugal.
Acredito que é uma ferramenta verdadeiramente útil, embora seja suspeito, principalmente para quem está agora a começar a sua jornada enquanto investidor. Ou mesmo para quem vai comprar casa própria pela primeira vez, pois explica todo o processo burocrático e não só.
Tem uma vertente prática, sistematização de processos, diagramas e metodologias próprias. Acaba por agregar a informação da forma mais completa possível, nos pontos que considero chave para o sucesso. Como por exemplo: financiamento e alavancagem, impostos, documentação de imóveis, como pesquisar imóveis, como analisar negócios, métricas e rácios essenciais, investir passo-a-passo e muito mais.
Tens recebido muito feedback?
Sim e felizmente tem superado todas as minhas expectativas! Apesar de estar muito contente com o resultado final e confiante com a qualidade do conteúdo, – até por todo o investimento que fiz nesta peça, – receber feedback de outros investidores de como acham fantástica esta ferramenta tem sido muito gratificante.
Antes do 1º lançamento oficial, fiz um pré-lançamento para um grupo mais restrito. E, posteriormente, partilhei-o com alguns parceiros deste projeto. Tudo isto para tentar garantir que não existiam incorreções e que a linguagem era simples e acessível o suficiente para qualquer pessoa! E é excelente saber que esse cuidado valeu a pena, pelo feedback que tenho recebido. Estou genuinamente feliz por poder agora partilhar este conteúdo com todas as pessoas!
E que outro conselho que deixarias a quem vai agora comprar a primeira casa, seja para habitação própria ou para arrendamento/turismo de habitação?
Pode ser uma frase feita, mas é verdade: conhecimento é poder! Antes de avançar, estudem.
Existe sempre um risco associado aos investimentos que fazemos e no imobiliário não é diferente. Mas se dominarem os temas, vão conseguir tomar decisões mais conscientes e frutíferas.
Consumam todo o conteúdo gratuito disponível, dentro e fora do Valor Imobiliário. Falem com pessoas que tenham passado por um processo semelhante e tirem dúvidas. Façam contas, muitas contas. Sejam conservadores nos cálculos e preparem-se sempre para o pior cenário.
Se, depois de tudo isso, continuar a fazer sentido avançar, estão no caminho certo. Sei que sou suspeito, mas sigam os passos de como fazer o 1º investimento imobiliário do Guia Prático. Asseguro-vos de que está lá tudo o que precisam para iniciar.