Se está à procura de casas para arrendar, é possível que sinta que está numa missão interminável… Por isso, quando, finalmente, encontrar a solução ideal para si, vai querer oficializar o arrendamento assim que possível. Mas não se antecipe! Tal como a fase da procura deve ser exaustiva para garantir que escolhe a casa ideal para as suas necessidades, também as fases finais do processo de arrendamento devem ser vividas com atenção.
Neste artigo, fique a conhecer todos os passos que deve dar para oficializar o arrendamento da forma certa.
Negociação de casas para arrendar
Será que o proprietário está a pedir o melhor valor pelo imóvel? Será que há espaço para negociar?
Uma boa forma de responder a estas questões passa por usar toda a informação que já recolheu nas suas pesquisas e perceber se imóveis com a mesma tipologia e características semelhantes estão a ser arrendados por valores mais baixos na mesma zona.
Se assim for, pode socorrer-se deste argumento e pedir ao proprietário para igualar os valores da vizinhança. Tentar negociar o valor do arrendamento pode não ser frutífero, mas assegure-se de que não desperdiça a oportunidade de conseguir uma renda mais reduzida por problemas de inércia ou receio de ouvir um não. Lembre-se também que existem programas e apoios que permitem arrendar casas com rendas acessíveis.
Casas para arrendar em segurança
Peça também alguns documentos ao proprietário como cópias da certidão de registo predial e da caderneta predial, uma cópia do certificado energético e uma cópia da licença de utilização.
Peça ainda para ver o seguro contra risco de incêndio.
As garantias nas casas para arrendar
Quando chegar a acordo sobre o valor da renda, há que reunir as garantias acordadas com o senhorio.
Certifique-se de que são garantias razoáveis e equilibradas e que o senhorio não está ser abusivo nas exigências. Lembre-se de que as garantias servem também para proteger o arrendatário.
Por exemplo, em casas para arrendar, a lei permite que sejam pedidos até dois meses de adiantamento de renda e caução.
A caução serve para cobrir quaisquer danos provocados ao imóvel durante o período de arrendamento, sendo devolvida no final caso a habitação permaneça intacta.
Normalmente, é pedida pelo menos uma renda de caução. Em habitações mobiladas, pedir um valor superior de caução, além dos meses de adiantamento, pode ser um pedido razoável tendo em conta o recheio da casa.
Pedir os dois últimos recibos de vencimento dos arrendatários e/ou um fiador é também um pedido comum por parte dos senhorios. Mas tudo o que caia fora destas práticas deve ser cuidadosamente pesado e questionado por si. Idealmente, em caso de dúvida, recorra a ajuda profissional.
Quase a passar a meta...
Pesados todos os fatores e chegada a fase do contrato de arrendamento, há ainda importantes detalhes a alinhar antes de oficializar o processo:
- Peça sempre para ler uma cópia do contrato antes do dia da assinatura para garantir que faz uma leitura rigorosa do documento. No dia da assinatura, releia o contrato na integra para garantir que não existiram alterações;
- No documento, deve estar explicita a finalidade do contrato – finalidade habitacional – e o prazo do arrendamento;
- Verifique que todos os dados sobre o imóvel estão contemplados, incluindo informações sobre o uso de eventuais lugares de estacionamento ou de arrecadação que tenham ficado previamente acordados;
- Certifique-se de que constam as identidades do senhorio, arrendatários e fiador, se existir, e de que todos os dados estão corretos;
- Assegure-se de que o contrato tem indicação do certificado energético do imóvel e da licença de utilização;
- Todos os procedimentos referentes à renda, como o seu valor, as datas e o método de pagamento e o regime de atualização da renda, devem estar expostos de forma clara e concisa no documento;
- Finalmente, garanta que o contrato tem o prazo para fazer a sua denúncia e que tem a data em que foi assinado.
Tudo em ordem? Perfeito! Agora, pode dedicar-se à mudança e a desfrutar do seu novo lar. Com a certeza de que fez tudo da forma certa. E que assegurou a sua salvaguarda, para qualquer eventualidade.