Procurar casas para arrendar tem muito que se lhe diga. Quer estejamos a passar pelo processo pela primeira vez, quer seja pela vigésima mudança, a verdade é que este tema pode provocar muitas noites em branco.
Para tornar este momento menos stressante e ajudar a orientar os seus passos, preparámos para si vários conselhos que pode, e deve, aplicar.
Arrendar Casa: Defina um orçamento inicial
De acordo com várias referências da Economia, se vivêssemos no mundo ideal, em que os nossos salários acompanhassem a inflação e a especulação imobiliária, os custos que teríamos com a nossa habitação deveriam representar entre 25% a 35% dos nossos rendimentos.
Mas quando olhamos para as rendas atuais das casas para alugar e sabemos que o salário mínimo em Portugal não chega aos 800 euros, percebemos que pode ser difícil viver com um orçamento familiar equilibrado enquanto, por exemplo, nos estabelecemos numa metrópole como Lisboa ou Porto.
É com esta realidade em mente que, antes de iniciarmos uma pesquisa a fundo por casas para arrendar, devemos definir, logo à partida, o valor que estamos dispostos a pagar mensalmente.
Definir este valor irá ajudar-nos a orientar as nossas pesquisas numa fase inicial. Ajudando-nos a perceber se é um valor realista para a tipologia do imóvel e para as zonas onde gostaríamos de viver.
Por exemplo, com base na renda que conseguimos pagar, será que devemos pesquisar zonas mais periféricas do que prevíamos inicialmente? Se arrendarmos casa em zonas muito afastadas do nosso trabalho, a diferença do que vamos pagar em renda vai compensar o valor que gastaremos em combustíveis, estacionamentos e/ou transportes? Temos de ter um escritório em casa ou podemos abdicar de uma divisão para evitarmos fazer um grande esforço financeiro todos os meses?
Todas estas questões surgem de um ponto de partida: o orçamento. E são fundamentais para gerirmos as nossas expectativas face à realidade do mercado imobiliário.
Pesquisar casas para arrendar
Definido o orçamento, a pesquisa torna-se mais simples. Localização, tipologia e área útil vão ser, essencialmente, os três fatores-chave que vai ter de gerir para encontrar casas para arrendar dentro das suas necessidades e poder económico.
Podendo ter de fazer algumas conceções ao longo do processo para encontrar uma habitação que cumpra, pelo menos, a maioria dos seus requisitos.
Quanto à pesquisa em si, não terá de se preocupar muito: hoje em dia, existe uma multiplicidade crescente de plataformas online que lhe permitem fazer um levantamento de todos os imóveis do seu interesse sem ter de sair de casa. No entanto, procure garantir que consulta sites verificados, que tenham implementado protocolos para identificar e lidar com anúncios falsos ou anunciantes abusivos (veja mais no artigo sobre como detetar potencias burlas no arrendamento).
Dentro dos sites mais seguros e consultados em Portugal, sugerimos-lhe começar pelos seguintes:
Poderá ainda recorrer a sites de agências imobiliárias, que lhe asseguram que os anúncios são fidedignos e que os senhorios reúnem todos os requisitos legais para avançar com a formalização do arrendamento:
Nesta fase, lembre-se: procure não limitar as suas pesquisas a uma única plataforma para poder ir fazendo comparações ao longo do processo e para ter acesso a uma oferta maior, dentro daquilo que pretende.