Arrendar casa a particulares: 8 dicas importantes

Estivemos, até ao momento, a ver as questões mais burocráticas deste que é o processo de arrendar uma casa.

Passemos agora aos temas mais práticos sobre arrendar casa a particulares, e tome nota das principais dicas que lhe apresentamos abaixo que poderão ser essenciais para garantir que escolhe os inquilinos certos e que tudo corre pelo melhor.

As 8 dicas importantes para arrendar casa a particulares

1. Seleção cuidada dos inquilinos

É muito importante que não se precipite na tomada de decisão nem se sinta pressionado a fazê-lo. Faça uma pré-seleção cuidada dos possíveis inquilinos e esclareça com eles todas as questões que tiver. Sempre que possível peça referências – como por exemplo uma carta de recomendação do antigo senhorio.

2. Documentos a solicitar aos inquilinos

Para fazer uma correta análise da situação profissional e financeira dos candidatos deverá pedir-lhes a cópia da última declaração de IRS, uma cópia dos dois últimos recibos de vencimento e uma cópia do contrato de trabalho para conhecer o vínculo à entidade empregadora.

3. Pagamento das despesas correntes

Após assinarem o contrato chegou a hora de definir como será gerido o processo de pagamento das despesas como a água, luz, gás e internet, se for caso disso.

Fique a saber que existem dois tipos de situações: as contas mantêm-se em nome do senhorio e os inquilinos recebem os dados para pagamento das faturas ou os inquilinos mudam a titularidade de pagamento, bastando apresentar para isso o contrato de arrendamento.

4. Facilitar o processo de pagamento da renda

Opte por meios de pagamento digitais como é o caso da transferência bancária ou do Mbway. Se ainda está a pagar o crédito habitação, garanta que o pagamento da renda é feito antes de ser debitada a prestação do banco.

5. Decisão de algumas ‘regras’

É importante que fiquem logo definidas algumas questões práticas, como é o caso da autorização para a habitação de animais de estimação ou quem fica responsável pelo pagamento dos pequenos arranjos do imóvel (por exemplo o arranjo de um estore ou de uma fechadura da porta).

6. Carregamento dos recibos eletrónicos nas Finanças

Como senhorio deverá garantir que os recibos de renda eletrónicos, relativos aos valores recebidos, são mensalmente carregados no Portal das Finanças.

7. Bom relacionamento com os inquilinos

Certamente já ouviu dizer que o mercado imobiliário é relacional. Por isso, deverá manter uma relação amistosa com os seus inquilinos e agendar duas visitas anuais à casa para verificar que está tudo em condições.

8. Cancelamento do contrato

Caso o seu imóvel esteja a ser usada para fins diferentes dos definidos, como por exemplo o subarrendamento, pode avançar com o cancelamento do contrato de arrendamento.

os melhores conselhos para arrendar casa a particulares

Preparado para arrendar a casa?

Estes são os melhores conselhos que lhe podemos dar para que consiga rentabilizar o seu negócio e arrendar a casa a particulares. Agora que já tem a informação toda do seu lado, está preparado para começar esta odisseia? Vamos a isso!

Gostava de Investir em Imobiliário?

Partilhar este conteúdo